buscar

Você sabia que temos três pálpebras?

Você já reparou naquela coisa rosa que está no canto de seus olhos? Pode parecer até estranho de falar isso, mas você acreditaria que essa pequena parte rosa no canto é o resto de uma terceira pálpebra?

Ciência
2 anos atrás
Você sabia que temos três pálpebras?

Na verdade, ela não tem nenhuma funcionalidade, mas está lá. Eu sei, pode até parecer estranho acreditar que temos uma segunda pálpebra, mas acredite: Faz muito sentido a existência da mesma!

As pálpebras

As pálpebras são aquelas dobras finas de pele e músculo que cobrem e protegem nossos olhos quando os fechamos. Você pode observar que, ao ver outra pessoa dormindo, existem duas peles iguais que fecham os olhos por completo, sendo essas as tais pálpebras.

Elas têm a função de proteger nossos olhos das impurezas do ar e de outras coisas. Ao fechar os olhos para dormir, este é um movimento voluntário das pálpebras, enquanto os olhos piscando já são movimentos involuntários.

Mas afinal, se com duas pálpebras conseguimos proteger nossos olhos, por que temos essa terceira?

Sabe aquela coisinha rosa no canto do olhos? Na verdade, é o remanescente de uma terceira pálpebra.
Sabe aquela coisinha rosa no canto do olhos? Na verdade, é o remanescente de uma terceira pálpebra.

A seleção natural e evolução

Para entender a razão dessa terceira pálpebra que não nos é (mais) útil, devemos entender um conceito que você provavelmente deve ter ouvido dizer muito em suas aulas de biologia: A seleção natural!

Quando você estava na escola, com certeza já ouviu falar em Charles Darwin, certo? Pois bem, ele propôs uma teoria que ficou conhecida por Seleção Natural, que consiste no mais forte sobreviver e o menos forte ficar pelo caminho.

Funciona assim: Uma girafa com pescoço menor não conseguiria sobreviver para se alimentar de árvores muito altas, enquanto as girafas com grandes pescoços conseguem se alimentar tranquilamente. Ou seja, conforme vai precisando utilizar algo, os mais fortes e que utilizam com mais frequência vão sobreviver.

Mas também com o tempo, conforme algumas partes do corpo não sejam utilizadas, elas perdem a funcionalidade e, mesmo que não sejam mais utilizadas, continuam presentes no corpo, como é o caso do cox e do apêndice.

Nos seres humanos, é vestigial, ou seja, não serve mais ao seu propósito original
Nos seres humanos, é vestigial, ou seja, não serve mais ao seu propósito original

A terceira pálpebra

Por conta disso, a terceira pálpebra está inserida nesse meio de partes do corpo que perderam utilidade, mas que por não serem prejudiciais, continuam lá!

A terceira pálpebra continua lá, mas por conta da sua não utilização em nosso organismo com milhares de anos de evolução, ela deixou de ser usada para se tornar uma das partes mais curiosas de todo o processo evolutivo de nossa espécie.

Erupção nas Ilhas Canárias poderia provocar tsunami no Brasil
Uma possibilidade que vem causando muita preocupação entre os brasileiros é a possibilidade de que esta atividade vulcânica resultasse em um tsunami no Brasil, mas muitos...
Apenas 7% do nosso genoma é exclusivamente humano
De acordo com pesquisas e está, cientistas descobrem que apenas 7% do nosso genoma, nos torna exclusivamente humanos, e o restante da porcentagem vem da genética dos nossos...
A sua memória pode não ser fiel à realidade
Neurocientistas, descobriram que, quando formamos uma memória, nossa interpretação de informações visuais é influenciada por nossas experiências anteriores e vieses...
Por que temos pelos?
Assim como os pelos dos animais, o cabelo humano é feito de filamentos de queratina que crescem de órgãos, mais conhecidos como folículos. A diferença é que para muitos...
Bilionário Richard Branson da início ao turismo espacial com a Virgin Galactic
O sonho de conhecer o espaço está agora mais próximo dos civis, pelo menos se você for um milionário. Hoje o bilionário Richard Branson deu início ao turismo espacial com a...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...