buscar
´

Seu hambúrguer do futuro pode não ter carne

A ideia é criar produtos que imitam a carne animal, mas que são feitos de vegetais. Pois essa pode ser a salvação para reduzir o impacto no meio ambiente, combater o uso excessivo de antibióticos na criação de animais e promover o bem-estar dos animais em geral, ou seja, devemos escolher alimentos cuja produção não contribua para o aquecimento global.

Ciência
12 meses atrás
Seu hambúrguer do futuro pode não ter carne

O novo tipo de hambúrguer

No Estados Unidos, os produtos da empresa Impossible Foods e Beyond Meat, ambas desenvolvem substitutos de carne baseados em vegetais, já estão sendo comercializados em grandes redes de Fast food, como Burger King e KFC. O hambúrguer da Impossible Burger, é produzido à base de proteína de soja que é rosa por dentro, graças a uma molécula derivada de plantas que contém ferro.

No Brasil, esta iniciativa também está presente no Bob’s, Seara e Fazenda Futuro, junto a Foodtech Movement no Brasil.

A Fazenda Futuro realizou no dia 23 de setembro de 2019 um evento em São Paulo para lançar seu Futuro Burger 2.0. Com o sucesso da sua primeira versão 1.0, atingindo a marca de 2 milhões de hamburger vendidos, a Fazenda Futuro começa a distribuir a partir do dia 24 de setembro de 2019 o seu novo produto, para mais de 4 mil pontos de venda, como mercados e restaurantes.

O Futuro Burger 2.0, não chega ser uma reprodução exata do popularmente hambúrguer animal. Ele é menos consistente e ainda tem uma diferença considerável de textura, basta pegar um pedacinho com os dedos para ver como ele desmancha bem mais fácil do que uma carne. Segundo relatos de pessoas que já comeu, disseram que o hambúrguer é úmido, mas não exatamente suculento, além disso tem um gosto muito salgado.
Porém ele pode ser uma opção mais saudável comparado com o hambúrguer de carne animal, pois tem 11% menos calorias, 23% menos carboidratos, 13% menos gorduras, 6% menos sódio e 32% mais fibras.

A verdadeira causa

O principal objetivo dessas empresas com essa nova ideia é que as pessoas consumam menos carne por consciência ambiental. A pecuária agride bastante o meio ambiente, é responsável por 15% das emissões mundiais de gases de efeito estufa, sendo o gado responsável por mais da metade. A crueldade com esses animais está se tornando o que muitas pessoas consideram desumanas. E por isso, essas “carnes à base de plantas” são destinadas a compensar isso.

Substitutos de carne baseados em vegetais
Substitutos de carne baseados em vegetais

A comida “à base de plantas”, um novo nome para a comida vegana, está em alta. As empresas estão tentando imitar o sabor e também a textura do produtos favoritos da população à base de carne, leite e ovos usando gorduras e proteínas à base de plantas. Daí que surgiu a ideia de fazer um hambúrguer parecido com o de carne, mas de certa forma ele também não é uns dos mais saudável, apenas pode servir para quem não quer uma mudança radical, mas procura um produto mais ecologicamente correto.

Claro que, se você quer uma refeição nutritiva e saudável para o coração, pode e deve comer legumes, grãos integrais, frutas e todas as outras coisas já conhecidas e recomendadas que devem comer.

Uma dieta consciente que inclua uma variedade diversificada de vegetais e grãos integrais com alguns laticínios, ovos, frango, peixe e até mesmo hambúrgueres ocasionais, além de geralmente minimizar a adição de açúcar e alimentos processados, é muito mais saudável do que uma dieta vegana de hambúrgueres vegetais super processados entre outras coisas.

Além disso, existem relatos que em um futuro bem próximo, a carne animal fique muito mais cara que é hoje. Quando isso acontecer, empresas como a Impossible Foods e Beyond Meat estarão preparadas para fornecer alimentos substitutos de origem vegetal.

*Com informações do Foodtech, Gizmodo e Beyond Meat.

SpaceX lança foguete com astronautas da Nasa
E finalmente deu certo! Finalmente aconteceu o tão esperado evento de lançamento da primeira missão espacial americana com um foguete construído pela iniciativa privada. Na...
Astrofísica quer criar os mapa detalhado do Universo
Tentativas de mapear o céu é algo que fascina os seres humanos há milhares de anos, que talvez manterá para sempre. Os astrônomos vêm mapeando o céu há muito tempo e...
Microbiologista fala sobre bactérias que comem plástico
Os seres humanos produzem cerca de 300 milhões de toneladas de plástico novo a cada ano, e apenas 9% é reciclado, o pior é que o plástico libera poluentes químicos...
Cometer erros. Este é o segredo para novas descobertas
Você já foi contestado em algo que você disse ou pesquisou alguma vez em toda sua vida? Se a resposta for sim, é quase uma unanimidade que as pessoas ficam chateadas quando...
Estudo comprova que novo coronavírus não foi criado em laboratório
A pandemia do novo coronavírus está cada vez mais se alastrando pelo mundo e, juntamente ao vírus, o medo e a incerteza sobre suas reais causas e como o mesmo se desenvolveu...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...