buscar
´

Segundo a ONU, oceanos ficarão mais quentes e ácidos

No dia 25 de setembro de 2019 foi divulgado o relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) das Nações Unidas, o fato é que os resultados obtidos são preocupantes, e indica que ainda neste século acontecerão mudanças drásticas nas águas do planeta e alterações climáticas que vão afetar oceanos e a criosfera, área terrestre coberta por gelo, isso se não limitarmos emissões de carbono.

Ciência
2 anos atrás
Segundo a ONU, oceanos ficarão mais quentes e ácidos

O mundo pode estar se acabando e você nem percebendo

Entre os dias 21 e 23 de setembro de 2019 foi realizado a Cúpula Climática da ONU em Nova York, nisso mais de 100 autores de 36 países avaliaram cerca de 7 mil publicações científicas para criar o relatório do IPCC.

O aumento do nível do mar é o assunto que mais se destaca, pelo fato de ter subido 15 centímetros no século 20. Estima-se que se houver redução da emissão de gases do efeito estufa e diminuição do aquecimento global para no máximo, 2 °C, o nível das águas aumentará entre 30 e 60 centímetros até 2100. Porém, se nada for feito para conter o aquecimento global, esse crescimento pode chegar a 110 centímetros.

Mais de 100 autores de 36 países avaliaram cerca de 7 mil publicações científicas para o relatório do IPCC
Mais de 100 autores de 36 países avaliaram cerca de 7 mil publicações científicas para o relatório do IPCC

O mal que a elevação do nível do mar pode nos trazer é a forte onda de marés altas, tempestades e ciclones tropicais. Cada vez mais, esses eventos colocarão em risco pessoas ao redor do planeta, principalmente quem vive em cidades costeiras e pequenas ilhas. E não é só isso, mesmo que não vemos as catástrofes vai causando um efeito em cadeia em vários setores do mundo.

Aumento da absorção de carbono pelas águas afeta diretamente a fauna e a flora
Aumento da absorção de carbono pelas águas afeta diretamente a fauna e a flora

Como por exemplo, o aumento da absorção de carbono pelas águas afeta diretamente a fauna e a flora dos biomas aquáticos, pois altera não apenas sua temperatura, mas também a acidificação da água e os níveis de oxigênio e nutrientes essenciais para a manutenção de um ecossistema equilibrado.

Os mares absorverão de duas a quatro vezes mais calor do que entre 1970 e a atualidade
Os mares absorverão de duas a quatro vezes mais calor do que entre 1970 e a atualidade

Os resultados dos estudos do relatório IPCC, mostra que os oceanos captaram mais de 90% do excesso de calor causado pelas mudanças climáticas. Ou seja, os mares absorverão de duas a quatro vezes mais calor do que entre 1970 e a atualidade, isso acontecerá mesmo que as emissões de carbono diminuíssem até 2100. E se o aquecimento global ultrapassar os 2 °C, essa quantidade pode ser até sete vezes maior.

Mais que o desastre dos oceanos

A extensa camada de gelo do solo de permafrost, no Ártico, também está sofrendo com o aumento da temperatura da Terra, ela está derretendo em um ritmo bem acelerado, se as emissões de gases do efeito estufa continuarem aumentando, até 70% dessa camada de gelo poderá ser perdida, indicando que até o fim do século 21 ela deixará de existir.

Os oceanos captaram mais de 90% do excesso de calor causado pelas mudanças climáticas
Os oceanos captaram mais de 90% do excesso de calor causado pelas mudanças climáticas

O derretimento do permafrost ártico irá causar um aumento significativo de gases poluidores lançados na atmosfera, pois o permafrost ártico e boreal são responsáveis por reter grandes quantidades de carbono orgânico.

Segundo os pesquisadores o IPCC, mesmo que o aquecimento global seja limitado a menos de 2 °C, cerca de 25% do permafrost próximo à superfície (3 a 4 metros de profundidade) derreterá até 2100.

Solução

Parece não haver solução, mas os especialistas do IPCC relata que para manter o aquecimento global bem abaixo de 2 °C, será preciso efetuarmos transições sem precedentes em todos os aspectos da sociedade.

Consequências para as pessoas e seus meios de subsistência serão inesperados
Consequências para as pessoas e seus meios de subsistência serão inesperados

Podemos reduzir as emissões de gases do efeito estufa, mas mesmo assim ainda as consequências para as pessoas e seus meios de subsistência serão inesperados, porém, poderá ser menos devastador para os mais vulneráveis. Devemos aumentar nossa capacidade de criar resiliência e, assim, haverá mais benefícios para o desenvolvimento sustentável.

As medidas para evitar uma catástrofe precisam ser tomadas com urgência
As medidas para evitar uma catástrofe precisam ser tomadas com urgência

Quanto mais sermos objetivos e agir rapidamente, mais preparados estaremos para enfrentar as mudanças inevitáveis.

*Com informações da Galileu e IPCC.

Uma ideia concreta para diminuir as emissões de carbono
O LC3 seria esse novo método da criação de cimento, composto pela mistura de argila calcinada, um pouco de calcário e cimento, mas não tão aquecido quanto, é devido a esses...
Qual é a velocidade do pensamento?
Esse foi um exemplo para você imaginar quanto tempo e quais fatores podem influenciar na velocidade do pensamento, quando você está em situações de risco, diversos aspectos...
2021 será o ano mais rápido já registrado da história
Você conhece sobre as rotações do planeta certo? Lembra que a Terra tem o seu movimento de rotação que é girar em torno do próprio eixo, isso é o que acaba definindo o...
China tem a maior cachoeira artificial do mundo
A engenharia da China é mundialmente conhecida e admirada, prova dessa glória é a conquista de maior cachoeira artificial do...
SpaceX lança foguete com astronautas da Nasa
E finalmente deu certo! Finalmente aconteceu o tão esperado evento de lançamento da primeira missão espacial americana com um foguete construído pela iniciativa privada. Na...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...