buscar
´

Qual é a velocidade do pensamento?

Você já parou para pensar qual é a velocidade do pensamento? Ou então, como ele funciona e como é transmitido? Existem diversos estudos sobre como esses sistema neural funciona e por quais sinapses nervosas eles precisam passar para poder acontecer.

Ciência
6 meses atrás
Qual é a velocidade do pensamento?

Afinal, como foi possível medir o pensamento das pessoas? Será que ele é mais rápido que uma flecha em direção ao alvo? Isso é o que nós vamos descobrir, pois a ciência ainda escondem muitos mistérios que nem podemos imaginar que eles existam.

Nosso cérebro é um conjunto perfeito de estruturas que se interligam e reproduzem então a sua função, tanto motoras, cognitivas e sensitivas também. Podemos dizer que tudo que está na nossa cabeça, é comandada por um centro de controle muito organizado.

O que é o pensamento?

Nosso cérebro é um conjunto perfeito de estruturas que se interligam e reproduzem então a sua função
Nosso cérebro é um conjunto perfeito de estruturas que se interligam e reproduzem então a sua função

Podemos dizer que o pensamento faz parte de um processo intelectual de nossa mente, onde ele nos permite ter uma “visão” do mundo com diferentes pontos a ser perceptíveis sobre todas as situações que nos podem ocorrer.

De acordo com alguns especialistas neurológicos, se o ser humano não fosse capaz de pensar e organizar as suas ideias antes de executá-las, a vida seria como se não existisse, pois não haveria uma racionalidade pré-conceituada sobre todas as situações existentes no mundo.

Existem algumas estruturas do nosso cérebro que são responsáveis pelas nossas emoções, comportamentos e tomadas de decisões. Consequentemente se algumas dessas áreas tiver alguma lesão, é possível que afete a forma de pensar sobre determinada situação, fazendo com que tenhamos alguns comportamentos um pouco anormais.

Quais são os componentes do pensamento?

Os neurônios são os destaques para essa composição, onde existem cerca de 86 bilhões em nosso cérebro - LadyofHats / Wikimedia
Os neurônios são os destaques para essa composição, onde existem cerca de 86 bilhões em nosso cérebro – LadyofHats / Wikimedia

Os neurônios são os destaques para essa composição, onde existem cerca de 86 bilhões em nosso cérebro. Eles são capazes de transmitir sinais via neurotransmissores químicos, onde eles percorrem o corpo do neurônio chamado axônio, para outro deles, e essa transmissão é chamada de sinapse. A outra célula que recebe o estímulo pelos seus dendritos, o repassam adiante, podemos chamá-los de neurônios primários.

As sinapses vão acontecendo até chegarem no seu receptor responsável, então se você planejou um movimento, esse planejamento vai sendo transmitido até chegarem no musculo e fazer aquilo que você havia pensando, como por exemplo: dobrar o braço.

Todos esses componentes desde a propagação do estímulo, a velocidade percorrida dentro do axônio até chegar em seu neurônio receptor precisam ser estudados para indicar o tempo em que isso ocorre. Você já viu alguns reflexos quanto você bate com u martelinho especifico no tendão da patela, e o joelho de repente estica e volta? Basicamente esse caminho é um pouco mais simples, mas todas as conexões neurais precisam ocorrer da mesma forma para captar e transmitir uma resposta.

Nosso sistema nervoso funciona a base de estímulos, pra ficar um pouco mais fácil entender o reflexo, imagina que você coloca a mão em uma panela quente sem saber, e então a tira rapidamente, isso significa que você teve um estímulo de calor e para não se queimar, o corpo te devolveu a resposta fazendo com que você tirasse a mão de lá. Agora, se isso aconteceu de forma tão rápida, imagine por quanto tempo demorou para tudo isso ser processado lá em cima?

Basicamente no reflexo patelar podemos considerar que essa resposta reflexa durou cerca de 15 a 20 milissegundos, desde o estímulo até a sua resposta. Então pode se considerar que a velocidade é igual a distância/tempo.

Quanto tempo leva para esse sistema de estímulo/resposta acontecer?

Esse sinal pode ser transmitido por cerca de 120 até 240 hm/h, e todo o processo de potencial de ação (onde polariza e despolariza a célula para acontecer o impulso nervoso), leva cerca de 1 a 5 milissegundos para ocorrer. Tendo em base essas informações, pode se afirmar que a sinapse em si acontece aproximadamente em 0,1 a 0,5 milissegundos.

Olhando por esse tempo parece um processo rápido não é mesmo? Mas ele pode ser ainda mais ágil, pois existe uma outra estrutura que não citamos aqui, chamada de bainha de mielina, que se encontra no axônio do neurônio e é responsável por transmitir o sinal ainda mais rápido. Ela consiste em pequenas bolsas ao redor desse axônio e a transmissão do sinal acaba funcionando de forma saltatória. A mesma pode agilizar o potencial de ação em até 432 km/h.

O pensamento sempre tem a mesma velocidade?

A velocidade do pensamento pode variar de pessoa para pessoa, mas ela não será a mesma em toda a sua vida. Isso pode mudar quando as pessoas envelhecem, deixando algumas respostas mais lentificadas, além de questões fisiológicas, se alguma pessoa apresenta alguma lesão no cérebro, isso também pode mudar.

Então são alguns fatores que influenciam na velocidade do pensamento, inclusive com pessoas mais velhas ou que já apresentam alguma alteração neurológica importante.

Quem é mais rápido, uma flecha ou o pensamento?

A velocidade do pensamento pode variar de pessoa para pessoa
A velocidade do pensamento pode variar de pessoa para pessoa

Vamos pensar em uma flecha para atingir o alvo em 70m de distância, geralmente, partindo de um arco recurvo, elas podem chegar a cerca de 240 km/h, voltando ao pensar, e analisando apenas esses fatores, pode-se dizer que a velocidade do pensamento é maior, vencendo essa corrida.

Entretanto, devemos observar outros pontos, como por exemplo o tempo de partida, já que os dois não ocorrem ao mesmo tempo. Imagine que você está preso e só sairá dessa se você conseguir impedir que a flecha toque o alvo apenas com a velocidade do seu pensamento, nessa, outros sistemas começam a funcionar em conjunto, como o processamento de imagens, reações, e alterações emocionais, como o medo por exemplo.

Geralmente, se a pessoa tiver o estimulo do barulho da flecha, é possível que ela reaja em aproximadamente 65 milissegundos, respostas visuais podem processar por 13 milissegundos, então colocando em questão a imagem que você vê e a situação de risco e medo que se encontra, os dois podem levar a cerca de 180 a 200 milissegundos.

Esse foi um exemplo para você imaginar quanto tempo e quais fatores podem influenciar na velocidade do pensamento, quando você está em situações de risco, diversos aspectos irão compactuar nesse pensamento e consequentemente alterando a sua reação. Portanto é de vantagem conseguir planejar o pensar mais rapidamente, para que você tenha uma resposta reativa mais eficaz.

Apenas 7% do nosso genoma é exclusivamente humano
De acordo com pesquisas e está, cientistas descobrem que apenas 7% do nosso genoma, nos torna exclusivamente humanos, e o restante da porcentagem vem da genética dos nossos...
A sua memória pode não ser fiel à realidade
Neurocientistas, descobriram que, quando formamos uma memória, nossa interpretação de informações visuais é influenciada por nossas experiências anteriores e vieses...
Por que temos pelos?
Assim como os pelos dos animais, o cabelo humano é feito de filamentos de queratina que crescem de órgãos, mais conhecidos como folículos. A diferença é que para muitos...
Bilionário Richard Branson da início ao turismo espacial com a Virgin Galactic
O sonho de conhecer o espaço está agora mais próximo dos civis, pelo menos se você for um milionário. Hoje o bilionário Richard Branson deu início ao turismo espacial com a...
A poeira é mais importante do que você imagina
Bem, vamos começar explicando o que é poeira; de acordo com o dicionário ela é "terra ou qualquer outra matéria reduzida a pó". Com isso eu explico pra vocês que a poeira...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...