buscar
´

Poluição sonora tem impacto ambiental e emocional

No ranking de maior causadora de doenças da Organização Mundial da Saúde (OMS), a poluição sonora ocupa o segundo lugar, ficando acima da poluição da água e atrás da poluição da atmosfera.

Ciência
4 semanas atrás
Poluição sonora tem impacto ambiental e emocional

Segundo a OMS, o nível máximo de ruído que o ouvido humano pode aguentar sem que haja prejuízos é de 65 dB (decibéis). A partir daí podem ser causados problemas que vão desde o estresse e a insônia, até a perda irreversível da capacidade auditiva.

O ruído é portanto prejudicial a nossa saúde emocional, física e mental. Nem sempre nos damos conta dos malefícios causados pela poluição sonora ao nosso organismo, ao meio ambiente, aos animais e as plantas.

Entenda o que é a poluição sonora

A poluição sonora ocorre quando o som altera a condição normal de audição em um determinado ambiente. A Organização Mundial da Saúde considera a poluição sonora, um problema de saúde pública mundial, tanto para a população quanto para a fauna e flora, mesmo que não se acumule no meio ambiente como outros tipos de poluição.

Segundo a OMS o ruído mata mais na Europa do que poluição do ar
Segundo a OMS o ruído mata mais na Europa do que poluição do ar

O som é a sensação auditiva que nossos ouvidos são capazes de detectar, sendo definido como a compressão mecânica ou onda mecânica que se propaga em algum meio. Já o termo “ruído” é constituído por um número alto de vibrações acústicas com uma amplitude e fase muito alta, tornando elevando sua pressão sonora, o que é bastante prejudicial aos seres vivos. Os males que podem ser causados, está relacionada a essa pressão sonora, sua direção, exposição contínua e a sensibilidade a sons de cada indivíduo, ou seja, sons de qualquer natureza podem se tornar fatais à saúde quando emitidos em grande volume e frequência.

Por exemplo, o nível de ruído de duas pessoas conversando normalmente se situa entre 30 e 35 decibéis. Segundo a OMS o ruído mata mais na Europa do que poluição do ar.

Elementos de poluição sonora

São fontes de ruído:

Bares, casas noturnas, restaurantes, academias, aeroportos, indústrias, canteiros de obras, veículos automotores, eletrodomésticos, ambientes de trabalho, como call center, festas infantis e até animais domésticos.

Para se ter uma ideia dos níveis de ruídos mais comuns em grandes centros urbanos, abaixo segue alguns exemplos, em decibéis:

  • Torneira gotejando: 20 dB;
  • Geladeira: 30 dB;
  • Voz humana normal: 60 dB;
  • Escritório: 60 dB;
  • Trânsito: 80 dB;
  • Obras com britadeiras: 120 dB;
  • Bronca: 80 dB;
  • Liquidificador: 85 dB;
  • Feira livre: 90 dB;
  • Secador de cabelos: 95 dB;
  • Latidos: 95 dB;
  • Festas e casas noturnas: 130 dB;
  • Aparelhos de som portáteis no volume máximo: até 115 dB.

Tipos de doenças causadas pela poluição sonora nos seres humanos

De acordo com a OMS, a poluição sonora de 50 dB (decibéis) já prejudica a comunicação e, a partir de 55 dB, pode causar estresse e outros efeitos negativos. Ao alcançar 75 dB, a poluição sonora apresenta risco de perda auditiva se o indivíduo for exposto a ela por períodos de até oito horas diárias

Os efeitos que podem ocorrer são:

Stress, depressão, surdez, agressividade, perda de atenção e concentração, perda de memória, dores de cabeça, insônia (dificuldade de dormir), aumento da pressão arterial, AVC, cansaço, medo, gastrite e úlcera, queda de rendimento escolar e no trabalho, taquicardia, redução da libido, arritmia, desequilíbrios dos níveis de colesterol e hormonais e outras perturbações psíquicas e até tendências suicidas.

Complicações da poluição sonora na fauna e flora

Segundo os zoólogos, uma das maiores dificuldades de adaptação dos animais ao cativeiro, decorrem principalmente do barulho artificial das cidades. Outro problemas decorrente de locais com ruído é a presença de ratos e baratas, que consequentemente são os agentes de transmissão de doenças.

As vibrações sonoras produzidas provocam a mudança de postura das aves e diminuição de sua produtividade
As vibrações sonoras produzidas provocam a mudança de postura das aves e diminuição de sua produtividade

As vibrações sonoras produzidas provocam a mudança de postura das aves e diminuição de sua produtividade. Sobre as plantas os efeitos do ruído implica na redução de 47% em seu crescimento, pois as fazem perder grande quantidade de água através das folhas.

As consequências do ruído nos animais silvestres são de longe muito prejudiciais, pois muitos animais dependem diretamente da audição para se comunicar, caçar, ou para evitar ser caçados e até para se reproduzir. A diminuição destas capacidades acaba frequentemente por se fazer sentir ao nível da produtividade e de um elevado número de parâmetros fisiológicos.

Poluição sonora tem impacto ambiental
Poluição sonora tem impacto ambiental

Saiba o que fazer para evitar as implicações da poluição sonora

  • Procure evitar locais com muito barulho;
  • Em locais de trabalho com muito ruído, faça uso de protetores auditivos;
  • Use fones de ouvidos com um volume baixo e não utilize por muitas horas seguidas;
  • Evitar ficar perto das caixas acústicas de shows e casas noturnas;
  • Feche as janelas do carro em locais de trânsito barulhento;
  • Busque utilizar equipamentos domésticos mais silenciosos.

*Com informações da UNESP.

Stonehenge espanhol ressurge após 60 anos
O Dólmen de Guadalperal foi descoberto como monumento neolítico em 1925 por um padre alemão, Hugo Obermaier, amador de arqueologia, a escultura é composta por cerca de 144...
É assim que sua guitarra funciona
A guitarra é um instrumento musical derivado do violão. Essa palavra refere se a uma série de instrumentos de corda. Com toda certeza você já deve ter visto uma guitarra em...
Já é história: aconteceu a primeira caminhada 100% feminina no espaço
Duas astronautas da Agência Espacial Norte-Americana fizeram história. Christina Koch e Jessica Meir participaram da primeira Atividade Extra-Veicular (EVA, na sigla em inglês)...
A incrível ponte de Da Vinci finalmente saiu do papel
Quando falamos em Leonardo Da Vinci, rapidamente nos recordamos de sua pintura da Monalisa. Porém, Da Vinci foi muito mais do que apenas o pintor do quadro mais famoso do mundo,...
Entenda porque cientistas estão pintando vacas como se fossem zebras
Os animais sempre são alvo das pesquisas científicas, algumas são muito curiosas, como é o caso destes pesquisadores que estão pintando vacas como se fossem...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...