buscar
´

O que é um buraco negro

Com toda a certeza você já deve ter ouvido dizer o nome “buraco negro” alguma vez na sua vida. Geralmente seu nome é sinônimo de destruição e de sugar tudo que está ao seu redor.

Ciência
4 meses atrás
O que é um buraco negro

Mas afinal, será que o buraco negro é exatamente dessa forma que pensamos? Sim, ele possui uma força abundante e diversas dúvidas intrigantes que o rondam, mas uma coisa que já sabemos é que um buraco negro, não necessariamente, significa algo de destrutivo.

História dos buracos negros

Buracos negro
Buracos negro

A história de como os buracos negros foram descobertos começa a mais de 100 anos atrás, quando o físico alemão Albert Einstein estreou a sua famosa Teoria Geral de Relatividade, onde em uma parte da teoria Einstein dizia que corpos com massas muito grandes produzem uma deformação do espaço-tempo que acabam por criar áreas do espaço da qual nada, nem mesmo partículas que se movem à velocidade da luz, podem escapar por conta da velocidade da velocidade de escape desses corpos celestes serem mais densos.

Embora a teoria de Einstein tenha sido lançada em 1915, foi apenas em 1967 com o cientista americano John Wheeler que o termo buraco negro foi devidamente empregado.

Existe uma teoria que o físico inglês Stephen Hawking desenvolveu que, na verdade, os buracos negros na verdade não possuem coloração escura como se imagina. Acreditava-se que o buraco negro não refletia nenhuma luz que atingisse seu horizonte e então, por isso, seria negro. Porém, a teoria da radiação de Hawking prevê que os buracos negros não são realmente negros como pensávamos, e, na verdade, emitem radiação devido a efeitos quânticos, tais como flutuações quânticas.

O que é um buraco negro?

Buraco negro
Buraco negro

Mas afinal, com uma história cercada de tantas perguntas, surge então a maior de todas elas: Como que um buraco negro é formado?

A resposta é um tanto quanto complexa de ser respondida de uma forma simplificada, mas, em poucas palavras, o buraco negro é o resultado da morte de uma estrela com grandes dimensões.

E sim, os buracos negros costumam sugar tudo que tem ao seu redor, porém de uma forma gradativa após destruir os outros astros que estão em seu caminho. Mas fique tranquilo pois, o buraco negro mais próximo da terra está no centro da Via Láctea, ou seja, demoraria mais tempo do que a própria existência de nosso planeta para o mesmo chegar até aqui.

Mas nem sempre eles têm a função apenas de destruir o que está em seu redor. Por exemplo, existem buracos negros que ajudam a nossa galáxia a se manter estável e, de quebra, ainda carregam importantes informações sobre a nossa existência.

Primeira imagem de um buraco negro

Buraco negro
Buraco negro

Mas mesmo nós tendo tantas informações sobre os buracos negros, a primeira imagem capturada de um foi feita apenas em abril deste ano (2019) por meio de vários satélites e centenas de cientistas trabalhando em conjunto para fazer com que tudo saísse conforme o planejado.

O mais incrível de se conseguir tirar a foto de um buraco negro na galáxia M87 é que, ao se depararem com a imagem, perceberam que o mesmo era exatamente igual o exemplo descrito por Albert Einstein em sua teoria, comprovando mais uma vez o quão genial o físico alemão foi para o mundo.

*Com informações da Wiki e Gizmodo.

Você poderá pagar pela sua viagem à Marte com trabalho
Já faz um certo tempo que você deve ter ouvido a louca história de Elon Musk e seu projeto maluco de tornar Marte habitável para o ser humano, certo? O mesmo até criou sua...
A linguagem secreta das árvores
Todos sabem que as árvores têm um papel mais que fundamental em nosso ecossistema, certo? Sem elas, a vida na terra seria extremamente mais complexa (para não dizer...
O que há no fundo do oceano
Os oceanos do mundo representam 70% de todo o nosso planeta e, desse percentual, 95% é inexplorado. Mas o explorador e investidor Victor Vescovo liderou a primeira expedição...
Stonehenge espanhol ressurge após 60 anos
O Dólmen de Guadalperal foi descoberto como monumento neolítico em 1925 por um padre alemão, Hugo Obermaier, amador de arqueologia, a escultura é composta por cerca de 144...
É assim que sua guitarra funciona
A guitarra é um instrumento musical derivado do violão. Essa palavra refere se a uma série de instrumentos de corda. Com toda certeza você já deve ter visto uma guitarra em...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...