buscar
´

Falcon 9: As dificuldades de Elon Musk até o lançamento

No dia de hoje (30 de maio), o mundo parou para assistir o lançamento do foguete Falcon 9. Mas não era um lançamento como qualquer outro, pois essa era a primeira vez desde 2011 que um lançamento tripulado era feito nos EUA e, de quebra, feito pela primeira vez com um foguete feito por uma empresa particular.

Ciência
4 meses atrás
Falcon 9: As dificuldades de Elon Musk até o lançamento

Sim, a SpaceX mostrou para o mundo que não está de brincadeira quando o assunto é tecnologia. Mas o que muitos não sabem é que a empresa de Elon Musk passou por diversos perrengues para fazer com que o lançamento acontecesse, e acredite, eles estão apenas no começo.

Criação da SpaceX

Criar e comprovar o ponto de vista da SpaceX para a NASA já foi um imenso trabalho para Elon Musk. Criada em 2002, a empresa precisou passar por diversos testes da agência espacial americana para comprovar de que a mesma tinha tecnologia segura o suficiente para produzir foguetes.

Mas para o alívio do bilionário, a SpaceX foi aprovada em todos os testes e conseguiu a autorização da NASA para realizar missões tripuladas com seus foguetes. Foi um enorme passo para a empresa, visto que a mesma tem a missão de levar cerca de 1 milhão de pessoas para marte até 2050.

Diversas reuniões

Para chegar em um consentimento para um projeto tão grandioso são necessárias diversas reuniões, ideias e dias de sono perdidos, além é claro dos bilhões de dólares investidos.

Em uma entrevista a Bloomberg, Musk afirmou que houve mais de 10 mil reuniões visando melhorias para a aprovação em cada aspecto estabelecido pela NASA. Além dele, estariam presentes outros sócios da empresa como japoneses e russos.

Risco aos astronautas

Bob Behken (à esquerda) e Doug Hurley, os astronautas que participam da missão/Foto: Nasa
Bob Behken (à esquerda) e Doug Hurley, os astronautas que participam da missão/Foto: Nasa

Entre essas diversas reuniões, podemos citar que uma boa parte das mesmas se deram por conta da segurança dos astronautas ao embarcarem no foguete da SpaceX.

Para isso, a empresa chegou em um minucioso cálculo, onde alega que a probabilidade de morte dos astronautas está na proporção de um para 270. Esse risco foi assumido por ambos os astronautas mandados na missão, afinal ambos estão trabalhando no projeto juntamente a SpaceX há 5 anos.

Concorrência da Boeing

Mesmo com tudo tendo passado, a SpaceX ainda deve enfrentar a concorrência da Boeing para saber quem terá o direito de fabricar os foguetes para a NASA. A agência espacial americana distribuiu 8 bilhões de dólares (4 para cada) para as empresas construírem seus foguetes, mas a companhia de Elon Musk acabou vencendo a gigante do ramo da aviação para o foguete de tal missão.

Com eficiência, reaproveitamento de materiais e um custo menor, a SpaceX ganhou notabilidade com a NASA e ainda por cima cutucou a Boeing, afirmando que os mesmos “Não saem da cama por menos de 1 bilhão”.

O fato é que, caso a missão seja concluída com sucesso, a SpaceX terá a preferência para a construção dos foguetes, mas se tratando da Boeing, a concorrência sempre será das mais acirradas.

*Com informações da SpaceX, Exame e OlharDigital.

SpaceX lança foguete com astronautas da Nasa
E finalmente deu certo! Finalmente aconteceu o tão esperado evento de lançamento da primeira missão espacial americana com um foguete construído pela iniciativa privada. Na...
Astrofísica quer criar os mapa detalhado do Universo
Tentativas de mapear o céu é algo que fascina os seres humanos há milhares de anos, que talvez manterá para sempre. Os astrônomos vêm mapeando o céu há muito tempo e...
Microbiologista fala sobre bactérias que comem plástico
Os seres humanos produzem cerca de 300 milhões de toneladas de plástico novo a cada ano, e apenas 9% é reciclado, o pior é que o plástico libera poluentes químicos...
Cometer erros. Este é o segredo para novas descobertas
Você já foi contestado em algo que você disse ou pesquisou alguma vez em toda sua vida? Se a resposta for sim, é quase uma unanimidade que as pessoas ficam chateadas quando...
Estudo comprova que novo coronavírus não foi criado em laboratório
A pandemia do novo coronavírus está cada vez mais se alastrando pelo mundo e, juntamente ao vírus, o medo e a incerteza sobre suas reais causas e como o mesmo se desenvolveu...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...