buscar
´

Estudo revela que os opostos não se atraem

Com toda certeza em algum momento da vida, você já deve ter se deparado com alguém dizendo que a tendência é de você se sentir atraído por uma pessoa que seja completamente seu oposto pois, afinal, os opostos se atraem, certo?

Ciência
6 meses atrás
Estudo revela que os opostos não se atraem

Pois bem, este dito popular por mais estranho que pareça ganhou muita crença e pessoal que realmente acreditam que seu par perfeito é seu completo oposto. Mas no fundo, sabemos que se relacionar com alguém completamente diferente pode ser estranho e, de acordo com um estudo, o correto seria: “Os similares se atraem”.

O estudo

Já não é de hoje que esta crença de que os opostos se atraem vem sendo desconstruída. Vários foram os estudos que mostram que as pessoas tendem a se aproximar de pessoas similares a si, e não ao contrário.

Em um dos estudos mais recentes, um grupo de pesquisadores da Universidade do Kansas (EUA) avaliou cerca de 1.500 pessoas escolhidas de forma aleatória. Havia todos os tipos de pessoas: Casais, amigos, conhecidos e até mesmo pessoas que se conheceram durante o experimento mesmo.

A crença de que os opostos se atraem vem sendo desconstruída
A crença de que os opostos se atraem vem sendo desconstruída

Durante a pesquisa, os participantes responderam um questionário sobre valores, preconceitos, atitudes e traços de personalidade. Com o tempo, as pessoas foram se conhecendo e os resultados foram extremamente empolgantes para desmistificar a atração pelos opostos.

As pessoas que se conversaram durante todo o experimento eram muito semelhantes entre si
As pessoas que se conversaram durante todo o experimento eram muito semelhantes entre si

Após cruzar os resultados das pesquisas, percebeu-se que as pessoas que se conversaram durante todo o experimento eram muito semelhantes entre si, inclusive os que sequer se conheciam. São experimentos como este que ajudam a desmistificar o dito popular.

O “pareamento seletivo”

Mas este não foi o único experimento ou especialistas que descobriram tal tipo de atração. Dezenas de especialistas estudaram durante mais de 60 anos o comportamento das pessoas com semelhantes e com características opostas. O resultado sempre foi o mesmo.

Com isso, concluíram que existia uma espécie de “pareamento seletivo”, aonde a pessoa irá automaticamente se atrair por alguém que condiz com suas condutas, crenças e ações. Afinal, para os pesquisadores, as pessoas preferem não perder o tempo tentando fazer alguém mudar sua opinião, preferem tentar encontrar alguém semelhante a si.

Pareamento seletivo
Pareamento seletivo

Portanto, se você sempre acreditou que encontraria seu par perfeito em alguém oposto a você, mude seus pensamentos! Afinal, a outra metade da laranja deve ser igual, e não diferente.

*Com informações do Stanford, Dr. Jairo Bouer, Psychological Science e ZAP.

Microbiologista fala sobre bactérias que comem plástico
Os seres humanos produzem cerca de 300 milhões de toneladas de plástico novo a cada ano, e apenas 9% é reciclado, o pior é que o plástico libera poluentes químicos...
Cometer erros. Este é o segredo para novas descobertas
Você já foi contestado em algo que você disse ou pesquisou alguma vez em toda sua vida? Se a resposta for sim, é quase uma unanimidade que as pessoas ficam chateadas quando...
Estudo comprova que novo coronavírus não foi criado em laboratório
A pandemia do novo coronavírus está cada vez mais se alastrando pelo mundo e, juntamente ao vírus, o medo e a incerteza sobre suas reais causas e como o mesmo se desenvolveu...
Maior explosão já vista no Universo foi revelada pela Nasa
A descoberta ocorreu há cerca de uma semana no aglomerado de galáxias Ophiuchus, que fica numa distância de aproximadamente 390 milhões de anos-luz da...
Há beleza e verdade unidas na física?
No campo da física a beleza é um critério adequado para escolher a teoria certa. O físico Murray Gell-Mann ganhador do Prêmio Nobel de Física, por introduzir quarks, um dos...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...