buscar
´

Entenda porque cientistas estão pintando vacas como se fossem zebras

Os animais sempre são alvo das pesquisas científicas, algumas são muito curiosas, como é o caso destes pesquisadores que estão pintando vacas como se fossem zebras.

Ciência
1 mês atrás
Entenda porque cientistas estão pintando vacas como se fossem zebras

Não é à toa que as listras pretas e brancas estão ali, é fato comprovado que elas exercem uma função muito importante sobre o animal, podendo valer até em humanos.

Entenda melhor

Camuflagem da zebra
Camuflagem da zebra

Diversos estudos comprovam que as listras das zebras servem para repelir insetos. Devido a uma certa ilusão de ótica, as listras pretas e brancas causam um grande incômodo na visão dos insetos. Fato que também funciona para a proteção em humanos, podemos ver isso presente em algumas tribos africanas que usam pinturas corporais listradas justamente para prevenir contras as picadas de insetos.

As moscas pertencentes ao gênero Tabanidae são pragas graves para o gado, causando uma enorme perda econômica na produção animal. Por isso cientistas pensaram no método das listras para evitar esse problema.

O estudo

Pesquisadores japoneses queriam saber se as listras poderiam desempenhar nas vacas a mesma função que exercem nas zebras.

A equipe de cientistas recrutou seis vacas pretas e as pintou de diferentes formas: 2 delas com listras pretas e brancas, 2 só com listras pretas (sobre a cor natural dos bichos) e 2 sem pintura nenhuma, para servir de grupo controle.

E então foi observado o comportamentos repelentes que as vacas tem, como por exemplo: arremessos de cabeça, batidas nos ouvidos, contração das pernas, espasmos na pele e movimentos da cauda. Além disso, também foi contado o número de moscas pousando em seus corpos.

O presente estudo foi publicado na revista científica Plos One.

O resultado

Foi claro que o melhor resultado é das vacas com listras pretas e brancas. Enquanto as vacas não pintadas ou apenas com listras pretas sofreram mais de 110 picadas em 30 minutos, as vacas listradas tiveram bem menos de 60 picadas no mesmo período.

Além disso, houve uma diminuição de 20% no comportamento típico de repelir moscas nas vacas pintadas como zebras. Ou seja, elas eram menos incomodadas por esses insetos.

Portanto, o método de pintar as vacas com essas listras artificiais é bem mais saudável para o gado do que os pesticidas tradicionais.

No futuro, essa pode ser a melhor maneira de combater moscas, além de ser mais barato, prejudicam menos o meio ambiente.

*Com informações da Super, Época e Plos One.

Stonehenge espanhol ressurge após 60 anos
O Dólmen de Guadalperal foi descoberto como monumento neolítico em 1925 por um padre alemão, Hugo Obermaier, amador de arqueologia, a escultura é composta por cerca de 144...
É assim que sua guitarra funciona
A guitarra é um instrumento musical derivado do violão. Essa palavra refere se a uma série de instrumentos de corda. Com toda certeza você já deve ter visto uma guitarra em...
Poluição sonora tem impacto ambiental e emocional
No ranking de maior causadora de doenças da Organização Mundial da Saúde (OMS), a poluição sonora ocupa o segundo lugar, ficando acima da poluição da água e atrás da...
Já é história: aconteceu a primeira caminhada 100% feminina no espaço
Duas astronautas da Agência Espacial Norte-Americana fizeram história. Christina Koch e Jessica Meir participaram da primeira Atividade Extra-Veicular (EVA, na sigla em inglês)...
A incrível ponte de Da Vinci finalmente saiu do papel
Quando falamos em Leonardo Da Vinci, rapidamente nos recordamos de sua pintura da Monalisa. Porém, Da Vinci foi muito mais do que apenas o pintor do quadro mais famoso do mundo,...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...