buscar
´

É assim que sua guitarra funciona

A guitarra é um instrumento musical derivado do violão. Essa palavra refere se a uma série de instrumentos de corda.

Ciência
4 meses atrás
É assim que sua guitarra funciona

Com toda certeza você já deve ter visto uma guitarra em algum momento da sua vida ou até mesmo quis aprender a tocar este instrumento tão desejado. Mas afinal das contas, como que funciona uma guitarra?

História da Guitarra

Nos concertos de música, por volta de 1880, observava se que o violão clássico ficava muito tímido para a apresentação de uma banda. A guitarra foi inventada entre 1920-1930, porém, as maciças, começaram a ser aperfeiçoadas a partir de 1940.

Leo Fender era um técnico especializado em consertar rádios foi o primeiro a produzir em série, guitarras de corpo sólido, chamada “ broadcaster”. Não é à toa que hoje sua marca, a Fender, se tornou sinônimo de guitarras de qualidade e é a mais desejada entre todos os músicos e entusiastas de todo o mundo.

Como a guitarra funciona?

Como a guitarra funciona?
Como a guitarra funciona?

Quando você ouve o som de uma guitarra, ou mesmo para aqueles que tocam o instrumento, raramente se entende como se origina o som produzido.

O guitarrista toca nas cordas e o som é amplificado, logicamente que conectado a um amplificador.

As cordas da guitarra são presas pelas chamadas tarraxas “que tem como função, além de segurar, controlar a vibração de cada uma delas. Esse local é chamado de mão da guitarra.

No braço da guitarra ficam os trastes, que formam as casas e cada uma delas forma uma nota musical. Alguns tipos de guitarra possuem uma barra metálica atrás do braço, para que que esse instrumento não empene.

Há diferentes tipos de pedais com diferentes efeitos
Há diferentes tipos de pedais com diferentes efeitos

As cordas de uma guitarra são formadas por liga metálica e, em geral, são 6 porém o guitarrista pode adicionar outras, aumentando assim o número de notas. O som de uma corda pode ser alterado pela tensão aplicada ou por modificação do comprimento, fazendo um acorde. O timbre de uma guitarra varia de acordo com a madeira que foi utilizada, tipo de captadores, qualidade e diâmetro das cordas.

Mas o que vai reproduzir o som desse encantador instrumento? É o amplificador, que recebe o sinal elétrico emitido e libera o som em um alto falante para que as pessoas ouçam.

O sinal elétrico da guitarra, pode passar primeiramente pelo pedal antes de chegar ao amplificador e quando é acionado, produz modificações na onda de som.

O som de uma guitarra pode caracterizá-la como um instrumento harmônico ou melódico
O som de uma guitarra pode caracterizá-la como um instrumento harmônico ou melódico

Há diferentes tipos de pedais com diferentes efeitos. A distorção pode ser bem observada é ouvida na música “Smells Like Teen Spirit”, do Nirvana.

A guitarra pode ser tocada com os dedos, porém, o som ficará muito mais limpo com a utilização das palhetas. O cabeçote controla o volume, os agudos e os graves, podendo ou não estar integrado aos alto falantes.

E por que a guitarra não tem aquele buraco no meio, como observamos nos violões? A guitarra não é dependente de um corpo oco para que produza um som, mas algumas possuem sim o oco para aproveitar a ressonância que ocorre nesse espaço.

A ponte, que é o local onde as cordas se preocupe sem ao corpo, deve ser móvel e é conhecida como flutuante.

O som de uma guitarra pode caracterizá-la como um instrumento harmônico (bases e acordes) ou melódico (solos e vozes).

Em 1954 surgiu a guitarra Fender, reverenciada por ícones como Jimi Hendrix, Eric Clapton e David Gilmour.A evolução e popularização da guitarra elétrica estimulou a criação de novos estilos musicais como o rock e suas variações. Devido ao som forte, foi mais utilizada em solos.

Hoje em dia, a guitarra encaixe nos mais variados segmentos musicais, tornando se instrumento com grande apreciação e que encanta a quase todos que admiram o universo musical.

Há beleza e verdade unidas na física?
No campo da física a beleza é um critério adequado para escolher a teoria certa. O físico Murray Gell-Mann ganhador do Prêmio Nobel de Física, por introduzir quarks, um dos...
Entendendo melhor seu cérebro com 3 dicas
Um cérebro tem 100 bilhões de células nervosas, pequenos filamentos de protoplasma, interagindo, e dessa atividade manifesta-se todo o espectro de habilidades conhecida como...
Existe vida sintética?
Uma nova forma de projetar e sintetizar vida está surgindo, a biologia está passando a ser digitalizada, de um mundo análogo para o mundo digital do computador. O fato é,...
Oceano, um universo imenso e pouco explorado
A exploração espacial pela NASA é um programa muito bem conhecido por todo mundo, por ser bastante divulgado. Mas e a exploração oceânica? O que muita gente não sabe, é...
Você poderá pagar pela sua viagem à Marte com trabalho
Já faz um certo tempo que você deve ter ouvido a louca história de Elon Musk e seu projeto maluco de tornar Marte habitável para o ser humano, certo? O mesmo até criou sua...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...