buscar
´

Como salvar o clima e manter o capitalismo?

Você deve estar se perguntando agora o que é que um tem a ver com o outro? Mas quando nós analisamos os detalhes de cada um e fazemos uma análise ampla sobre como o capitalismo pode influenciar no clima e até que ponto isso se torna positivo ou negativo, tudo fica mais claro, inclusive nos mostra diversos hábitos de vida, pensamento, e atitudes que temos mas às vezes não percebemos o quanto ela influencia nesses dois aspectos.

Ciência
6 dias atrás
Como salvar o clima e manter o capitalismo?

Primeiro, precisamos entender o que é o capitalismo, assim, podemos ver as suas possíveis influências em diversos aspectos do mundo, além de reconhecermos como é que nós atuamos mediante ele, e quais modificações ele já sofreu e sofre até hoje.

Uma das coisas que também precisamos prestar atenção é sobre as consequências que as evoluções do capitalismo estão trazendo, pois afetando um dos principais sistemas que é o climático, por consequência, toda a natureza, inclusive a saúde humana também passa por essas influências negativas. E como combater isso sem deixar o capitalismo de lado?

O que é o capitalismo?

Capitalismo é um sistema econômico baseado na propriedade privada dos meios de produção e sua operação com fins lucrativos. As características centrais deste sistema incluem, além da propriedade privada, a acumulação de capital, o trabalho assalariado, a troca voluntária, um sistema de preços e mercados competitivos.
Capitalismo é um sistema econômico baseado na propriedade privada dos meios de produção e sua operação com fins lucrativos. As características centrais deste sistema incluem, além da propriedade privada, a acumulação de capital, o trabalho assalariado, a troca voluntária, um sistema de preços e mercados competitivos.

Vamos entender o princípio do capitalismo, então podemos dizer que ele é um processo que tem um predomínio de instituições privadas, onde se gera lucro e acúmulo de capital, ou seja, um sistema que faz a troca desse fluxo de capital, pode ser tanto em dinheiro quanto em bens.

Antigamente o capitalismo seguia um modelo padrão de formação, então basicamente ele era composto pela burguesia, que são os proprietários do meio de produção e pelos proletários que com o seu trabalho braçal recebiam seus devidos salários.

Atualmente, o sistema de capitalismo passou por inúmeras mudanças mediante a globalização, portanto o seu processo agora não é mais igualitário em todas as instituições, isso se deve por sistemas de desenvolvimento e produção serem diferentes em diversos países. Com isso, o mercado acabou se tornando mais livre e justo para os trabalhadores e empresários.

Agora que você já entendeu como o capitalismo funcionava e por que ocorreram algumas mudanças mediante as evoluções, vamos entender como ele afeta no clima.

Como o capitalismo está afetando o meio ambiente?

A primeira revolução agrícola teve a sua característica embasada em expansão e descobrimento de terras, vegetações, climas entre outros
A primeira revolução agrícola teve a sua característica embasada em expansão e descobrimento de terras, vegetações, climas entre outros

Existem diversas empresas que tem a produção em massa em agentes tóxicos que acabam afetando os gases estufas, todo o clima, e natureza do mundo todo. Muitos deles são os carvões, combustíveis fosseis, entre outros diversos tipos de gases.

A grande questão é, essas empresas fazem o máximo de produção, afetando todo o sistema climático e mesmo com condições financeiras e recursos deixam toda essa sujeira espalhada, é ai que nos deparamos com lugares que acabam parando em baixo d’água, lugares com o clima extremo onde chegou a matar milhares de pessoas, poluição que ajuda a desenvolver doenças pulmonares precocemente na população, entre outros fatores que vivemos.

“Tá mas o que isso tem a ver com o capitalismo?” Essas empresas estão interessadas em ganhar dinheiro, ou seja, produzir, produzir, produzir, deixar toda a sujeira lá e cada vez mais ganhar em cima disso, por conta disso é difícil encontrarmos companhia idôneas que fazem o trabalho por completo.

Preços no capitalismo

O capitalismo está afetando o meio ambiente
O capitalismo está afetando o meio ambiente

A ideia do capitalismo conforme a globalização era de deixar o mercado com o fluxo de preços reais de forma mais justa e abrangente, ou seja, livre para quem quiser entrar no ramo do negócio. Porém, você acha mesmo que os preços estão controlados?

Vamos imaginar que você paga um valor barato por uma bateria cujo a tecnologia é muito avançada, na criação e produção da mesma, não se contam o tratamento do meio ambiente que se gasta para conseguir montar uma ferramenta eletrônica dessas, porque se realmente tivessem que pagar para consertar essa sujeira, essa pequena bateria não sairia tão barata assim.

Resumindo, todos os valores de mercado estão descompensados, é fácil de entendermos, imagine que você está pagando barato por um produto que não tem uma boa qualidade e acaba durando pouco. Nessas circunstâncias você tem duas opções: Comprar um produto de qualidade, ou continuar investindo no mais barato. Entretanto, devemos imaginar que você não foi a única pessoa em que “caiu” nessa de obter por um custo mais baixp, sendo que milhares também tiveram a mesma atitude, e nesse meio tempo a produção e os danos que esse objeto causa ao meio ambiente, aumentam também.

Como melhorar esses quesitos?

Muitas empresas precisam entender que, a partir do momento que o ambiente que elas estão alocadas começa a mudar, ou acaba inundando, perdendo o clima correto para a colheita de alguns produtos e acabam tendo que mudar de área, entre outros fatores, a produção que a companhia precisará irá mudar completamente.

Então não adianta você trabalhar no setor agropecuário em uma área que o mesmo não esteja trazendo produtividade, porque você não conseguirá gerar dinheiro o suficiente para suprir aquela demanda. Agora se você trabalha em um lugar e cuida daquele ambiente, evitando a destruição de solo entre outras coisas, você gerará muito mais lucro.

Portanto as empresas precisam começar a mudar a mentalidade e reinventar um capitalismo diferente, com preços reais, mercados livres e justos, produzindo algo de qualidade e mantendo uma boa harmonização climática, sem prejudicar a população e o ambiente.

Os quatro pilares da mudança

  • Construa um negócio que tenha preços justos mas que continue gerando lucro;
  • Tente persuadir os seus concorrentes a fazerem essas mudanças para o mesmo propósito;
  • Mostre para os pequenos e grandes investidores que mesmo com tudo isso, o dinheiro ainda entrará;
  • Pressione o governo de modo que ele regulamente os preços, sem que pessoas de um patamar acima possam se sobressair.

Quando lemos e tentamos entender sobre esses quatro pilares parece que tudo fica mais difícil. Porém, você precisar ser a mudança que quer no mundo, então se você pretender ter um negócio, seja sempre idôneo, faça o trabalho completo com os preços justos.

Comece mudando a sua mentalidade e trabalhando para que o mundo seja um lugar melhor, e que sim, você pode obter bons lucros fazendo um bom trabalho e cuidando do meio ambiente. O clima e o capitalismo funcionam muito bem juntos, desde que saibam utilizá-los.

Aquecimento global: o planeta está ficando mais quente?
É preciso lutar pela justiça ambiental, então propor para grandes empresas que criam seus produtos e deixam toda aquela sujeira no ar, que eles possam investir em produções...
Uma ideia concreta para diminuir as emissões de carbono
O LC3 seria esse novo método da criação de cimento, composto pela mistura de argila calcinada, um pouco de calcário e cimento, mas não tão aquecido quanto, é devido a esses...
Qual é a velocidade do pensamento?
Esse foi um exemplo para você imaginar quanto tempo e quais fatores podem influenciar na velocidade do pensamento, quando você está em situações de risco, diversos aspectos...
2021 será o ano mais rápido já registrado da história
Você conhece sobre as rotações do planeta certo? Lembra que a Terra tem o seu movimento de rotação que é girar em torno do próprio eixo, isso é o que acaba definindo o...
China tem a maior cachoeira artificial do mundo
A engenharia da China é mundialmente conhecida e admirada, prova dessa glória é a conquista de maior cachoeira artificial do...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...