buscar
´

Como é feito o leite em pó

O leite em pó é uma forma desenvolvida de consumo do leite que, por sua vez, quando desidratado tem uma maior prazo de validade. Para se ter uma ideia, 1 kg de leite em pó, misturado com água, permite obter de 6 a 7 litros de leite recombinado.

Ciência
2 semanas atrás
Como é feito o leite em pó

O processo de transformar o leite de uma estado líquido em pó é basicamente feito através de um secador por pulverização, denominado de Spray Dryer. Onde é pulverizado o líquido e transformado em milhões de cutícula extremamente pequenas, depois jogado um ar quente sobre elas para favorecer a secagem do líquido e assim gerado o pó.

Processo completo

A primeira etapa chama-se de preparo e padronização, nessa fase a matéria-prima é ordenhada das vacas e pré aquecida a 45ºC, depois colocada em uma grande centrífuga, que separa a gordura do resto do leite.

A gordura extraída é devolvida ao leite em proporção que vai de 26% no caso do leite integral e zero para o leite desnatado.

Basta acrescentar água e você terá uma bebida deliciosa e nutritiva
Basta acrescentar água e você terá uma bebida deliciosa e nutritiva

Depois de duas pasteurizações (processo que elimina as bactérias), começa a segunda etapa: a concentração.

O leite ainda líquido, é colocado em um reservatório que vai ser bombeado para uma câmara. Dentro dessa câmara há um disco, que lembra um disco de máquina de fazer algodão doce. O leite chega nesse disco que gira a 30 mil mpm (miles per minute), a ideia é que nessa etapa o leite se espalhar tanto até que vire minúsculas gotículas.

O leite em pó é ótimo para fazer receitas de sobremesa
O leite em pó é ótimo para fazer receitas de sobremesa

Enquanto o leite está nesse processo, um ventilador superpotente joga o ar passando por um queimador, que deixa o ar à mais o menos 200 ºC, entrando junto com o leite na câmara.

Quando o ar quente se mistura com as gotículas do leite vai formar um redemoinho e nisso o leite vai secando, assim que ele seca vai caindo pela parede da câmara.

Por fim, o pó vai ser coletado por um funil. Depois, basta só recolher e envasar, adicionando gás nitrogênio para impedir a oxidação da gordura.

Usar leite em pó no café deixa a bebida muito mais cremosa
Usar leite em pó no café deixa a bebida muito mais cremosa

O acontece depois que o leite já seco cai pela parede da câmara, é que fica um pó muito fino circulando no ar lá dentro, nesse caso é usado um exaustor.

Um segundo ventilador mais forte que o primeiro, puxa o ar de dentro da máquina, esse ar com muitas partículas sólidas é passado para a separação. Esse processo é feito por um equipamento chamado ciclone, o ar chega nele com alta velocidade e bate nas paredes desse ciclone, fazendo com que o pó perca energia cinética, então mais uma vez o pó começa a cair e é coletado. Porém, nesse mesmo tempo existe um captador do ar que manda-o para fora pelo exaustor.

Vale lembrar que não é só o ar que está indo embora, toda a água que tirou do leite vai saindo em forma de vapor.

*Com informações da Super e Wiki.

Stonehenge espanhol ressurge após 60 anos
O Dólmen de Guadalperal foi descoberto como monumento neolítico em 1925 por um padre alemão, Hugo Obermaier, amador de arqueologia, a escultura é composta por cerca de 144...
É assim que sua guitarra funciona
A guitarra é um instrumento musical derivado do violão. Essa palavra refere se a uma série de instrumentos de corda. Com toda certeza você já deve ter visto uma guitarra em...
Poluição sonora tem impacto ambiental e emocional
No ranking de maior causadora de doenças da Organização Mundial da Saúde (OMS), a poluição sonora ocupa o segundo lugar, ficando acima da poluição da água e atrás da...
Já é história: aconteceu a primeira caminhada 100% feminina no espaço
Duas astronautas da Agência Espacial Norte-Americana fizeram história. Christina Koch e Jessica Meir participaram da primeira Atividade Extra-Veicular (EVA, na sigla em inglês)...
A incrível ponte de Da Vinci finalmente saiu do papel
Quando falamos em Leonardo Da Vinci, rapidamente nos recordamos de sua pintura da Monalisa. Porém, Da Vinci foi muito mais do que apenas o pintor do quadro mais famoso do mundo,...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...