buscar

Cometer erros. Este é o segredo para novas descobertas

Você já foi contestado em algo que você disse ou pesquisou alguma vez em toda sua vida? Se a resposta for sim, é quase uma unanimidade que as pessoas ficam chateadas quando percebem que estão erradas.

Ciência
6 meses atrás
Cometer erros. Este é o segredo para novas descobertas

Mas o processo de aceitar seu erro pode ser sim doloroso para alguns, mas é extremamente benéfico (as vezes até mais do que se estivesse certo), e a ciência pode mostrar isso.

Teorias fracassadas são uma boa?

Um bom exemplo de como pode ser uma boa admitir que está errado foi contado pelo astrônomo Phil Plait em uma de suas palestras.

Em um dia de trabalho quando Phil estava na equipe do Telescópio Espacial Hubble, um cientista chegou com dados para o astrólogo e lhe afirmou que ele poderia ter uma foto de um planeta na órbita de outra estrela, foto essa que jamais havia sido tirada antes.

Mas após analisar os dados, ficar um mês trabalhando na análise dos dados e de mais observações, ficou constatado que não era um planeta e, assim como todos, Plait ficou extremamente desapontado.

“Fiquei muito triste com aquilo. Mas isso faz parte. Você tem que dizer ‘olha, não podemos fazer isso com os dados que temos’. Então tive que encarar o fato de que até os dados de acompanhamento mostravam nosso erro.” disse Phil durante uma palestra.

“Mas para cientistas estar errado não é ruim porque significa que ainda há mais coisas por aí, mais coisas para descobrir. Os cientistas não adoram estar errados, mas adoramos quebra-cabeças!” explicou o astrólogo.

As pessoas têm muitos conceitos errados sobre a ciência, sobre como ela funciona e o que é. Um desses conceitos é que a ciência é só uma pilha de fatos antigos.
As pessoas têm muitos conceitos errados sobre a ciência, sobre como ela funciona e o que é. Um desses conceitos é que a ciência é só uma pilha de fatos antigos.

E na hora de admitir o erro?

Errar é extremamente comum, mas a parte mais difícil acaba sendo admitir que está errado e imaginar o que os outros irão falar a respeito. No caso de Phil, o mesmo contou uma história que presenciou e foi para ele uma lição.

Uma dupla de astrônomos anunciou que descobriram um planeta na órbita de outra estrela que não o sol. Mas essa estrela estava produzindo muita radiação, o que tornava praticamente impossível que esse fato fosse realidade.

 A ciência é um processo. É uma maneira de pensar. Coletar fatos é apenas uma parte dela, mas não é o objetivo.
A ciência é um processo. É uma maneira de pensar. Coletar fatos é apenas uma parte dela, mas não é o objetivo.

Foi então que veio o grande choque: Após analisar os dados, descobriram que não se tratava de um planeta e os mesmos já haviam feito o anúncio. Então como se corrigir? Um dos astrônomos responsáveis pelo anúncio, Andrew Lyne, se levantou em um congresso de Atlanta para dizer que havia se equivocado. A plateia por sua vez se levantou e aplaudiu Lyne por conta de sua honestidade.

E ainda mais surpreendente: O homem que discursou logo após a fala de Lyne anunciou que não havia descoberto apenas um planeta nas condições que Andrew havia anunciado, mas sim dois e, meses depois, o terceiro viria à tona!

Admitir um erro é sempre difícil e chega até a ser vergonhoso falar de algo que você errou. Mas afinal, se você não tentar como irá saber? Como diz um famoso ditado, “é errando que se aprende”.

SpaceX lança foguete com astronautas da Nasa
E finalmente deu certo! Finalmente aconteceu o tão esperado evento de lançamento da primeira missão espacial americana com um foguete construído pela iniciativa privada. Na...
Astrofísica quer criar os mapa detalhado do Universo
Tentativas de mapear o céu é algo que fascina os seres humanos há milhares de anos, que talvez manterá para sempre. Os astrônomos vêm mapeando o céu há muito tempo e...
Microbiologista fala sobre bactérias que comem plástico
Os seres humanos produzem cerca de 300 milhões de toneladas de plástico novo a cada ano, e apenas 9% é reciclado, o pior é que o plástico libera poluentes químicos...
Estudo comprova que novo coronavírus não foi criado em laboratório
A pandemia do novo coronavírus está cada vez mais se alastrando pelo mundo e, juntamente ao vírus, o medo e a incerteza sobre suas reais causas e como o mesmo se desenvolveu...
Maior explosão já vista no Universo foi revelada pela Nasa
A descoberta ocorreu há cerca de uma semana no aglomerado de galáxias Ophiuchus, que fica numa distância de aproximadamente 390 milhões de anos-luz da...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...