´

Apenas 7% do nosso genoma é exclusivamente humano

De acordo com pesquisas e está, cientistas descobrem que apenas 7% do nosso genoma, nos torna exclusivamente humanos, e o restante da porcentagem vem da genética dos nossos ancestrais e indivíduos primitivos.

Ciência
5 meses atrás
Apenas 7% do nosso genoma é exclusivamente humano

Pode-se dizer que essa é uma porcentagem pequena, mas que ela significa muito para a descoberta, tendo em vista de que ela possui genes ricamente associados a todo o nosso sistema neural. Com essas novas tecnologias, pode-se estudar ainda mais o nosso comportamento.

Os cientistas já sabiam que nós compartilhamos uma parte do gene com os nossos ancestrais neandertais e hominídeos, mas agora é possível identificar quais são os genes exclusivos do humano moderno, ou seja, sem nenhuma mistura.

O que é um genoma?

O genoma faz parte do nosso DNA, ele é um conjunto que dentro existem 27 mil genes, e todos os nossos pares de cromossomos, que funcionam como se fossem todas as informações da nossa genética.

Se você está matutando a cabeça para entender como tudo isso funciona, nós vamos te explicar. Me acompanha para entender desde a raiz até o resultado desses fatores.

Com o genoma, é possível identificar doenças, e investir na criação de vacinas e medicamentos para diversos tratamentos. Portanto, ele é uma informação codificada diretamente do DNA de um organismo, e no caso do vírus, é direto do RNA.

O que são os neandertais e os hominídeos?

Comparação entre o rosto de um humano (esquerda) e um neandertal. (Daniela Hitzemann / Stefan Scheer / Wikimedia)

Agora vamos falar um pouco sobre o nosso passado, assim você consegue entender como que, através da evolução, nos tornamos quem somos hoje.

Começando pelos neandertais, eles são denominados como uma espécie prima do seres humanos, e que já foram extintos, segundo pesquisas, os homens modernos chegaram a conviver com essa linhagem.

Os hominídeos, foram descobertos há pouco tempo, onde antropólogos encontraram um dente adulto e osso do dedo mínimo, em uma caverna na Sibéria chamada Denisova. Até então, pode-se perceber que, apesar de possuírem algum vínculo com os neandertais, eles não se tratavam da mesma espécie.

Portanto, toda a história da recriação humana, precisou ter um adendo, que foram as descobertas da espécie dos hominídeos de denisova, pois sabe-se que os nossos ancestrais tiveram relações sexuais com essa espécie, dando origem a muitos filhos.

A descoberta

Agora com novas tecnologias, foi possível descobrir que em uma fração de 1,5% a 7% do genoma, é exclusivamente nosso, ou seja, do homem moderno.

Portanto de acordo com a árvore genealógica, mostra-se que em algumas áreas da nossa genética nós somos únicos, e que nessa parte não temos nenhuma mistura com os nossos ancestrais.

Para fazer essa pesquisa, cientistas precisaram colher e comparar os genomas de 279 humanos, com o antigo de dois Neandertais e de um Denisovano. Com essas informações, foi criado um algoritmo e cujo nome é SARGE – Speedy Ancestral Recombination Graph Estimator, ou em português, estimador gráfico de recombinação ancestral.

Assim, foi possível que eles mapeassem os genes e entendessem como eles se cruzaram no tempo e entre as espécies. E com isso, descobriu que 7% do nosso genoma é único.

Entendendo os seres humanos

Foi percebido que durante essas explosões, essa fração do nosso genoma, possui diversos genes que são correlacionados com todo o nosso sistema nervoso, e como os desenvolvimentos foram acontecendo.

De acordo com os estudos e pesquisas dos cientistas, foi possível descobrir através dessa tecnologia, diversas relações entre explosões de mudanças adaptativas, e como isso foi se encaixando até chegar na nossa espécie atual.

Ainda não se sabe o porquê dessas explosões terem acontecido em um momento certo, de acordo com pesquisadores. Mas que, essa é uma janela tentadora para entender como tudo isso contribui para explicar o nosso comportamento hoje, inclusive as nossas áreas de desenvolvimento, como a da linguagem e da fala.

*Com informações da BBC e Super.

O ar pode ser usado para restaurar a biodiversidade da Terra