buscar
´

A poeira é mais importante do que você imagina

Poeira…Ela está em basicamente tudo, desde o mar até o espaço. Ela pode causar doenças, mas, o que é poeira? Qual a sua composição? Vamos explicar tudo isso e muito mais nesse texto.

Ciência
2 meses atrás
A poeira é mais importante do que você imagina

Bem, vamos começar explicando o que é poeira; de acordo com o dicionário ela é “terra ou qualquer outra matéria reduzida a pó”. Com isso eu explico pra vocês que a poeira é uma partícula solidificada que foi produzida com milhares de micropartículas, obviamente o tamanho e a sua base nos falam se ela pode ser ou não prejudicial à saúde. Ela pode causar diversas coisas, pode causar desde um espirro até uma ida ao hospital por problemas muito graves.

Tipos de poeira

O pó é como se fosse toda substância refinada, como por exemplo, chocolate em pó, leite em pó São quase sinônimos. Porém, "poeira" tem um sentido um pouco mais geral e neutro, enquanto "pó" é mais usado para significar sujeira seca, principalmente em casa.
O pó é como se fosse toda substância refinada, como por exemplo, chocolate em pó, leite em pó São quase sinônimos. Porém, “poeira” tem um sentido um pouco mais geral e neutro, enquanto “pó” é mais usado para significar sujeira seca, principalmente em casa.

Quais os tipos de poeira e o que eles causam? Vamos ver isso agora:
Poeiras tóxicas: Esse tipo de poeira é gerada por matérias tóxicas como chumbo e mercúrio. Quando inalada pode afetar os pulmões e em alguns casos chegar na corrente sanguínea se espalhando pelo corpo.

Poeiras inflamáveis: Essas poeiras se locomovem no ar e não são comuns, elas geralmente causam incêndios quando entram em contato com fogo.

Nanomateriais: Essas partículas são letais, quando entram no corpo humano. Elas podem te invadir pelas membranas pulmonares, circulação sanguínea e pela respiração.Cuidado, pois independente da composição ela é perigosa.

Poeiras incomodativas: Essa poeira pode ser produzida por meios mais comuns, como a utilização de algumas coisas para cozinhas, por exemplo: farinha, açúcar, etc. Esse é só um exemplo, essa poeira pode ser causada por mais coisas. A princípio ela não é considerada prejudicial à saúde, porém, se inalada em grandes quantidades pode fazer mal.

A poeira doméstica

Em sua maior parte ela é composta por pele morta, fibra, partículas trazidas pelo ar e terra
Em sua maior parte ela é composta por pele morta, fibra, partículas trazidas pelo ar e terra

Vou agora abordar uma poeira muito comum, a poeira doméstica, do que ela é feita? Bem… Em sua maior parte ela é composta por pele morta, fibra, partículas trazidas pelo ar e terra; Dependendo de como ela fica acumulada pode conter fungos, restos de insetos, pelos de animais, etc. Além disso ela pode conter substâncias altamente prejudiciais, como o chumbo citado no tópico de poeiras tóxicas, estas poeiras são levadas para dentro de casa pelas ruas e pelo ar.

Alguns cientistas já até fizeram experiências para analisar a poeira doméstica e constataram que em torno de 60% vem de fora da casa.

Mas afinal, quais os danos que a poeira pode causar em nós? Para começar vou dizer que os danos podem variar de um espirro até alguma doença grave que te leve ao hospital.

Pneumoconiose benigna: Essa é uma doença causada por poeira de metais, que se instala no pulmão e só conseguimos identificá la com um raio-X, embora seja perigosa não cega a causar danos no tecido pulmonar.

Pneumoconiose: Esse é o nome dado a um conjunto de doenças crônicas: Asbestose, Silicose e Talcose. Essas doenças são causadas por poeiras que possuem no meio da composição minerais específicos.
Asbestose: Como o próprio nome já diz essa doença é causada por fibras de asbesto, quando muito inalada pode causar câncer brônquico, mas na maioria dos casos ela causa insuficiência respiratória. Essa doença leva mais de 30 anos para declarar seus sintomas.

Silicose: Ela é causada pela sílica em excesso, a poeira se instala nos brônquios causando fibrose, e nesse caso irreversível. Os sintomas são: dificuldade para respirar, tosse contínua, muita dor no peito, fraqueza e suor noturno

Talcose: Essa doença é causada pelo excesso de exposição ao talco, o talco é usado por várias indústrias. Ele está muito presente no cotidiano, pode estar em cosméticos, plásticos, pinturas, etc.

Além dessas temos muitas outras doenças causadas pelo pó, então o cuidado é sempre muito importante.

Apenas 7% do nosso genoma é exclusivamente humano
De acordo com pesquisas e está, cientistas descobrem que apenas 7% do nosso genoma, nos torna exclusivamente humanos, e o restante da porcentagem vem da genética dos nossos...
A sua memória pode não ser fiel à realidade
Neurocientistas, descobriram que, quando formamos uma memória, nossa interpretação de informações visuais é influenciada por nossas experiências anteriores e vieses...
Por que temos pelos?
Assim como os pelos dos animais, o cabelo humano é feito de filamentos de queratina que crescem de órgãos, mais conhecidos como folículos. A diferença é que para muitos...
Bilionário Richard Branson da início ao turismo espacial com a Virgin Galactic
O sonho de conhecer o espaço está agora mais próximo dos civis, pelo menos se você for um milionário. Hoje o bilionário Richard Branson deu início ao turismo espacial com a...
SpaceBok, o desafio de fazer um robô andar em Marte
O robô foi projetado para conseguir operar em corpos de baixa gravidade como a lua, SpaceBok foi feito inicialmente para pular na superfície do nosso satélite, igual aos...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...