buscar

A linguagem secreta das árvores

Todos sabem que as árvores têm um papel mais que fundamental em nosso ecossistema, certo? Sem elas, a vida na terra seria extremamente mais complexa (para não dizer impossível) de existir.

Ciência
1 mês atrás
A linguagem secreta das árvores

Mas você sabia que as árvores conseguem se comunicar umas com as outras? Pois é, pode parecer um tanto quanto estranho, mas acredite: A comunicação delas é extremamente impressionante, cativante e importante não apenas para a sobrevivência das mesmas como de todo o sistema!

Suas raízes

Bem, como todos nós sabemos, as árvores ficam fixas onde cresceram e é impossível das mesmas se locomoverem, certo? Pois é justamente esse estado fixo das árvores que consegue gerar todo o contexto da comunicação. Mas como isso é possível?

A maior parte da floresta vive à sombra das gigantes que compõem o dossel mais alto
A maior parte da floresta vive à sombra das gigantes que compõem o dossel mais alto

A resposta é simples: Por conta de suas raízes! Conforme a árvore vai crescendo, suas raízes também vão crescendo e paralelamente, existe um fungo chamado de micorrizas (guarde bem esse nome). Esse fungo tem inúmeras hifas ramificadas, como filamentos que, juntas, formam o micélio, sendo que este irá se espalhar por uma área muito maior do que a do sistema radicular da árvore, assim conseguindo se conectar com as raízes das outras árvores que estão ao redor.

As redes de micorrizas

As redes micorrizas são as conexões que os micélios dos fungos fazem com as outras árvores e elas entre si podem transferir recursos umas para as outras. As árvores mais antigas são as que possuem as maiores redes micorrizas justamente por sua idade e proximidade com as outras, ajudando frequentemente e recebendo auxílio quando necessário das outras.

Essas são as árvores mais antigas, com centenas de filhas e netas.
Essas são as árvores mais antigas, com centenas de filhas e netas.

Mas como funciona todo esse processo de troca de nutrientes? Vamos pegar por exemplo o açúcar, que é gerado nas folhas através da fotossíntese, e vai descendo até chegar nos fungos, onde parte do açúcar será absorvido pelos fungos e a outra parte viajará pelas hifas em direção às outras árvores vizinhas por meio de sua rede de conexão. Esse é um processo conhecido como ganha-ganha, pois, as árvores serão beneficiadas com a transferência de açúcares entre si e os fungos ajudam no transporte e ainda assim conseguem parte do açúcar para sua sobrevivência.

A comunicação

Até hoje não se sabe qual a razão para que os fungos auxiliam nessa transmissão. Existem hipóteses de que eles se unem para receberem mais apoio de cada vez mais árvores enquanto existe também a ideia de que as árvores forcem os fungos a realizarem tal função.

Elas entram em contato com suas vizinhas, compartilham alimentos, suprimentos e sabedoria adquirida ao longo da vida, tudo isso enraizadas no mesmo lugar.
Elas entram em contato com suas vizinhas, compartilham alimentos, suprimentos e sabedoria adquirida ao longo da vida, tudo isso enraizadas no mesmo lugar.

Ninguém irá saber, ao menos tão cedo, qual a verdadeira razão. O fato é que por meio das micorrizas as árvores podem dizer quando nutrientes ou moléculas de sinalização estão vindo de um membro da mesma espécie ou até mesmo da família, compartilhar informações sobre eventos como seca ou ataque de insetos, fazendo assim os vizinhos aumentarem a produção de enzimas para que as árvores possam se ajudar e sobreviverem juntas a esses períodos difíceis.

Você poderá pagar pela sua viagem à Marte com trabalho
Já faz um certo tempo que você deve ter ouvido a louca história de Elon Musk e seu projeto maluco de tornar Marte habitável para o ser humano, certo? O mesmo até criou sua...
O que há no fundo do oceano
Os oceanos do mundo representam 70% de todo o nosso planeta e, desse percentual, 95% é inexplorado. Mas o explorador e investidor Victor Vescovo liderou a primeira expedição...
Stonehenge espanhol ressurge após 60 anos
O Dólmen de Guadalperal foi descoberto como monumento neolítico em 1925 por um padre alemão, Hugo Obermaier, amador de arqueologia, a escultura é composta por cerca de 144...
É assim que sua guitarra funciona
A guitarra é um instrumento musical derivado do violão. Essa palavra refere se a uma série de instrumentos de corda. Com toda certeza você já deve ter visto uma guitarra em...
Poluição sonora tem impacto ambiental e emocional
No ranking de maior causadora de doenças da Organização Mundial da Saúde (OMS), a poluição sonora ocupa o segundo lugar, ficando acima da poluição da água e atrás da...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...