buscar
´

A incrível ponte de Da Vinci finalmente saiu do papel

Quando falamos em Leonardo Da Vinci, rapidamente nos recordamos de sua pintura da Monalisa. Porém, Da Vinci foi muito mais do que apenas o pintor do quadro mais famoso do mundo, foi um grande inventor também.

Ciência
3 semanas atrás
A incrível ponte de Da Vinci finalmente saiu do papel
Gretchen Ertl / MIT

Entre suas grandes idealizações, podemos citar uma ponte que, caso construída na época, seria a maior de todos os tempos. Pois é, o tempo passou, e vários anos depois a tal ponte que Da Vinci idealizou finalmente saiu do papel!

A ponte

Engenheiros questionam o projeto de ponte, que teria sido a mais longa de todas na época, invenção de Leonardo da Vinci.

Em 1502 antes de Cristo, o sultão Bayezid II solicitou um projeto que conseguisse construir uma ponte para realizar a ligação entre Istambul com a cidade vizinha, Galata.

O desenho original de Leonardo da Vinci da proposta da ponte (canto superior esquerdo), mostrando uma vista aérea no topo e uma vista lateral abaixo, incluindo um veleiro passando embaixo da ponte. À direita e abaixo, desenhos de Karly Bast e Michelle Xie mostrando como a estrutura pode ser dividida em 126 blocos individuais, impressos em 3D para construir um modelo em escala. (foto: Karly Bast and Michelle Xie / MIT)
O desenho original de Leonardo da Vinci da proposta da ponte (canto superior esquerdo), mostrando uma vista aérea no topo e uma vista lateral abaixo, incluindo um veleiro passando embaixo da ponte. À direita e abaixo, desenhos de Karly Bast e Michelle Xie mostrando como a estrutura pode ser dividida em 126 blocos individuais, impressos em 3D para construir um modelo em escala. (foto: Karly Bast and Michelle Xie / MIT)

Na época, Leonardo da Vinci já era conhecido por ser grande artista e inventor, enviou seu projeto ao sultão por carta e fez um pequeno desenho de esboço, em seu caderno.

Seu projeto, na época, não foi aprovado. Passados 500 anos após sua morte, pesquisadores tiveram a curiosidade sobre como teria sido o projeto de Leonardo Da Vinci e se realmente seria viável.

O retorno da ideia

Uma aluna de pós-graduação, Karly Bast, em conjunto num estudo com seu professor de arquitetura e engenharia civil John Ochsendorf juntamente com a graduada Michelle Xie, analisou documentos existentes, materiais existentes para constrição da época, condição geológica do local proposto para a constrição da ponte, que era um estuário do rio Chifre Dourado.

Esse trio de estudiosos, construiu um modelo em escala para testar a capacidade de aguentar peso da estrutura. O resultado foi apresentado em Barcelona – Espanha, numa conferência.

Na época de Leonardo Da Vinci, os suportes de pontes de alvenaria eram em formas de arcos semicirculares exigindo dez ou mais pilares em sua extensão para que sua sustentação fosse possível, porém, o projeto de Leonardo era imensamente diferente pois haveria um arco achatado, alto suficiente para que um veleiro conseguisse passar de baixo .

O comprometo da ponte seria por volta de 280m e se tivesse sido construída, configuraria a maior extensão do mundo na época. Projeto absolutamente ambicioso.

Esse projeto de Leonardo Da Vinci tinha uma maneira muito diferente de deixar estável movimentos laterais, problema muito comum nas pontes que eram construídas na época. Leonardo propôs pilares que se estendiam para os lados.

Tanto na carta ao sultão como em seu caderno, Leonardo não deixou detalhes sobre quais materiais seriam utilizados na construção da ponte. Após estudo dos materiais disponíveis a épica, conclui se que seria feita de pedra pois outros materiais não suportariam o peso na imensa extensão.

O projeto

Um projeto com 126 blocos foi construído numa escala de 1 para 500(cerca de 32 polegadas de comprimento). Cada bloco individual foi feito em uma impressora 3D. Essa impressão tornou possível recriar a com precisa geometria complexa.

Na Noruega também houve tentativa de construção de uma ponte para pedestres de aço e concreto, mas será que o esboço de Leonardo foi feito em alguns minutos ou foi algo que ele refletiu muito a respeito?

Ele tinha plena consciência sobre o funcionamento do mundo físico. Existência de terremotos também foi prevista, com possibilidade de expansão caso isso realmente ocorresse.

O brilhantismo do projeto de Leonardo Da Vinci impressiona e mostra que ideias brilhantes não necessitam, necessariamente, de tecnologia avançada.

*Com informações do MIT.

Stonehenge espanhol ressurge após 60 anos
O Dólmen de Guadalperal foi descoberto como monumento neolítico em 1925 por um padre alemão, Hugo Obermaier, amador de arqueologia, a escultura é composta por cerca de 144...
É assim que sua guitarra funciona
A guitarra é um instrumento musical derivado do violão. Essa palavra refere se a uma série de instrumentos de corda. Com toda certeza você já deve ter visto uma guitarra em...
Poluição sonora tem impacto ambiental e emocional
No ranking de maior causadora de doenças da Organização Mundial da Saúde (OMS), a poluição sonora ocupa o segundo lugar, ficando acima da poluição da água e atrás da...
Já é história: aconteceu a primeira caminhada 100% feminina no espaço
Duas astronautas da Agência Espacial Norte-Americana fizeram história. Christina Koch e Jessica Meir participaram da primeira Atividade Extra-Veicular (EVA, na sigla em inglês)...
Entenda porque cientistas estão pintando vacas como se fossem zebras
Os animais sempre são alvo das pesquisas científicas, algumas são muito curiosas, como é o caso destes pesquisadores que estão pintando vacas como se fossem...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...