buscar
´

2021 será o ano mais rápido já registrado da história

Você conhece sobre as rotações do planeta certo? Lembra que a Terra tem o seu movimento de rotação que é girar em torno do próprio eixo, isso é o que acaba definindo o nosso dia e a nossa noite, que é prevista duração de 24h, mas nem sempre…

Ciência
7 meses atrás
2021 será o ano mais rápido já registrado da história

Esses movimentos e mudanças de horário se dão de acordo com as oscilações que a Terra faz, mediante a alguns fatores que também podem interferir como o oceano, mudanças no aquecimento global, atmosfera, aspectos gravitacionais entre outros fatores.

Vamos entender como funciona os movimentos da Terra para conseguir compreender essa rotação e o porquê dos dias acabarem tendo um horário mais reduzido, vem comigo!

O que é o movimento de rotação da Terra?

O movimento de rotação da Terra se dá por um giro em seu próprio eixo
O movimento de rotação da Terra se dá por um giro em seu próprio eixo

O movimento de rotação da Terra se dá por um giro em seu próprio eixo, ou seja, ela acaba rodando em torno de si mesma, e de acordo com alguns pesquisadores a duração dessa rotação em 360 dura aproximadamente 24h.

No entanto, esses estudos tiveram o início na década de 70 e foi descoberto que essa rotação da Terra estava diminuindo, então alguns fatores que foram colocados em questão foi a adição de 27 segundos desde então, para que os horários em todo o planeta pudesse estar sincronizado.

Atualmente, tem acontecido o contrário disso, ou seja, a Terra está girando de forma mais rápida, sendo contado quase 18 milésimos de segundo a mais, pelos relógios atômicos. De acordo com alguns dados, são feitas reuniões e estudos para modificarem o horário de acordo com essas movimentações.

O que é o movimento de Translação?

No entanto, esses estudos tiveram o início na década de 70 e foi descoberto que essa rotação da Terra estava diminuindo
No entanto, esses estudos tiveram o início na década de 70 e foi descoberto que essa rotação da Terra estava diminuindo

Esse movimento se dá pelo planeta se movimentando ao redor do Sol, juntamente de outros planetas que compõe aquele espaço. Agora esse tempo leva o que pra nós é um ano completo, sendo 365 dias com adição de algumas horas e minutos também.

Agora você deve estar pensando, essas diferenças são tão mínimas, como que se percebe isso? Você lembra que existe o ano bissexto? Então, essa é uma das provas de que esse acúmulo dos movimentos da terra em torno do Sol acontecem, mas talvez não notemos isso.

Todos esses movimentos são estudados de acordo com algumas referências, é a mesma coisa que cronometrarmos uma estrela no céu, você irá perceber que a duração não é a mesma, ou exata, mas sim apresenta algumas mínimas diferenças, que talvez seja preciso adaptar os horários ou não.

E os calendários?

Você já ouviu falar sobe calendários dos Incas, Maias, Egípcios entre outros. A questão é, como é que eles cronometravam esses horários, se a tecnologia ainda não estava avançada o suficiente para descobrir e perceber alguns milésimos de segundos diferentes?

Antigamente, os Egípicios por exemplo, se mantinham em referência com a lua, mas como você já sabe, as questões gravitacionais entre a Terra e a Lua, e outros aspectos atmosféricos interferiam e interferem até hoje nos movimentos do nosso planeta. O ano lunar tem cerca de 354 dias, o que resultava em uma desordem de 11 dias em comparação com as estações do ano, então ao tentar corrigir isso, eram adicionados 5 dias no fim de cada ano.

De acordo com os povos, foram várias tentativas de correção de modo que deixasse um sincronismo juntamente com as estações do ano, com grandes estudos, finalmente conseguimos chegar onde nós estamos, que se dá pelo mês de fevereiro possuir 29 dias a cada 4 anos, que se dá o ano bissexto.

Conclusões

Os cientistas preveem que 2021 será um ano mais curto
Os cientistas preveem que 2021 será um ano mais curto

Agora você já sabe como funcionam as rotações dos planetas, e que é claro, nos outros sem ser a Terra, possuem referências, dias e anos diferentes dos nossos contando com velocidade e questões atmosféricas para que essas oscilações aconteçam.

Portanto, os cientistas preveem que 2021 será um ano mais curto, por cerca de 0,05 milésimos de segundos a menos em comparação com o ano de 2020. Isso poderia resultar ao longo de alguns meses, aproximadamente 19 milissegundos de diferenças.

Todos os quesitos entre os aspectos gravitacionais, marés, aquecimento global, atmosfera, e outros fatores, influenciam sim na duração desses giros em que a Terra dá, e isso pode não ser percebido no momento por nós, mas pelos relógios atômicos pode se mostrar um acúmulo de segundos depois de alguns meses, sendo o motivo de questionamento de adição ou redução desse tempo no nosso calendário para entrar em sincronia com a Terra.

Apenas 7% do nosso genoma é exclusivamente humano
De acordo com pesquisas e está, cientistas descobrem que apenas 7% do nosso genoma, nos torna exclusivamente humanos, e o restante da porcentagem vem da genética dos nossos...
A sua memória pode não ser fiel à realidade
Neurocientistas, descobriram que, quando formamos uma memória, nossa interpretação de informações visuais é influenciada por nossas experiências anteriores e vieses...
Por que temos pelos?
Assim como os pelos dos animais, o cabelo humano é feito de filamentos de queratina que crescem de órgãos, mais conhecidos como folículos. A diferença é que para muitos...
Bilionário Richard Branson da início ao turismo espacial com a Virgin Galactic
O sonho de conhecer o espaço está agora mais próximo dos civis, pelo menos se você for um milionário. Hoje o bilionário Richard Branson deu início ao turismo espacial com a...
A poeira é mais importante do que você imagina
Bem, vamos começar explicando o que é poeira; de acordo com o dicionário ela é "terra ou qualquer outra matéria reduzida a pó". Com isso eu explico pra vocês que a poeira...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...